INSCRIÇÃO

Não haverá custos para a participação no Congresso, assim como para a submissão e publicação de trabalhos. 

No entanto, é necessário que os interessados estejam inscritos no Congresso para ter acesso liberado ao evento e realize a apresentação. A inscrição deverá ser feita pelo site do Congresso.

Todos os inscritos no evento receberão certificados conforme sua participação, sendo (i) comissão organizadora; (ii) comissão científica; (iii) apresentação de trabalho; (iv) autor de trabalho aprovado; (v) participante ouvinte; (vi) palestrante/ mediador.

DATAS IMPORTANTES

10/05/2021: Abertura da submissão dos trabalhos por meio do sistema EasyChair.
31/07/2021: Data limite para submissão de trabalhos, até 23h55 (horário de Brasília).
14/09/2021: Divulgação dos trabalhos aprovados (previsão, sujeito a mudanças).
05/10/2021: Data limite para enviar a versão final do trabalho aprovado.

MODALIDADES DE TRABALHO

O CI3SP aceita duas modalidades de trabalhos: artigos científicos e relatos de experiência.

Artigos Científicos: Podem ser artigos teórico-empírico ou revisões que abordem pelo menos um dos temas do evento. Artigos teóricos-empíricos apresentam resultados de estudos ou pesquisas, fundamentados em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas na análise do tema abordado, com consistências, relevância e com alguma contribuição para o desenvolvimento da área. Artigos de revisões de literatura (narrativa, sistemática ou integrativa) apresentam o estado da arte do tema contribuindo para o avanço do conhecimento na área. 

Relato de experiência: é uma modalidade de trabalho que envolve o relato de uma experiência vivida, relacionada com um dos temas do congresso, e identificada como capaz de oferecer contribuições para a qualidade dos processos e serviços em segurança pública.

INSTRUÇÕES PARA A FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS NAS DUAS MODALIDADES 

O trabalho a ser submetido deve contemplar apenas um arquivo de texto em “doc” ou “docx”. No site encontram-se os templates para os artigos científicos e relatos de experiência, com as informações referentes à estrutura e à formatação.

Formatação: os autores devem respeitar o template, ou seja, o documento padrão disponibilizado no site do CI3SP.

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O documento único contendo o trabalho a ser submetido, independente da modalidade escolhida pelo autor, deve ser enviado pelo sistema EasyChair, através do link disponibilizado no site do CI3SP

  • Os trabalhos submetidos em resposta a esta chamada, não poderão, sob hipótese alguma, apresentar identificação explícita (nome digitado no corpo do trabalho, em seu resumo ou nas propriedades do arquivo), identificação oculta ou citação de obra dos/as próprios/as autores/as de forma que permita a sua identificação. Aqueles cuja autoria seja identificada serão excluídos do processo de avaliação. 
  • No momento da submissão do trabalho, o autor deverá aceitar, no sistema EasyChair, a “Carta de cessão de direitos autorais”, conforme modelo que se encontra anexo a esta chamada de trabalhos. E a declaração de que o documento não possui plágio. 
  • Os(as) autores(as) são os(as) responsáveis para que os trabalhos estejam de acordo com as características e com os critérios técnicos apresentados neste documento e no documento definido como “template” para o CI3SP
  • Cada autor(a) poderá submeter até cinco trabalhos. A contagem do número de trabalhos não distingue autoria de coautoria. 
  • Apenas um dos autores, deve submeter o artigo. 
  • Serão aceitos trabalhos submetidos em português, inglês ou espanhol. 
  • No ato da submissão no sistema EasyChair, deve-se certificar que as informações sobre o artigo e sobre os autores estão corretas, pois estas serão utilizadas na confecção dos anais eletrônicos.
  • Eventual agradecimento deve ser exclusivamente institucional. 
  • Os organizadores não se responsabilizam por submissões não concluídas devido a falhas técnicas ou tecnológicas. Não serão recebidos trabalhos após o encerramento do período de submissões. 
  • Os trabalhos deverão, necessariamente, ser submetidos para avaliação, seleção e divulgação em um dos temas disponibilizados.

Após o recebimento da aprovação do trabalho, os autores deverão fazer as revisões finais sugeridas pelos avaliadores e incluir os dados de identificação dos autores (Nome, Instituição, e-mail, ORCID).

Reserve os dois dias do Congresso na sua agenda. Caso seu trabalho seja aprovado para apresentação oral, um dos autores deverá estar sincronicamente presente.


INEDITISMO DE TRABALHOS SUBMETIDOS 

Trabalhos aceitos ou publicados em periódicos, em anais de eventos, ou capítulos de livros, serão considerados não inéditos e, portanto, não devem ser submetidos. Entretanto, o avanço sobre os resultados de pesquisa já publicados, serão bem vindos


AVALIAÇÃO 

Os trabalhos serão avaliados por meio da avaliação por pares (peer review), sob a orientação da comissão científica. Para aprovação, serão levados em consideração, os seguintes critérios: (i) observância à forma exigida, conforme os modelos (template) disponibilizados; (ii) qualidade da fundamentação teórica; (iii) descrição dos procedimentos metodológicos seguidos; (iv) apresentação das contribuições dos resultados alcançados e; (v)  aderência às temáticas do evento. 

Cada trabalho será avaliado por, pelo menos, dois membros revisores da comissão científica.  Em caso de discrepâncias na avaliação, um terceiro membro será designado.

O processo de avaliação dos trabalhos é anônima (blind review). Portanto, lembramos que, no corpo do trabalho submetido, não deve constar a identificação dos autores, com risco de serem excluídos do processo de avaliação. 

Serão avaliados, apenas, os trabalhos enviados até a data limite de submissão, e que cumprirem as regras de submissão. Não será permitida a substituição ou modificações de arquivos dos trabalhos submetidos ao Congresso, além das revisões sugeridas pelos avaliadores aos trabalhos aprovados. 

A seleção final, a cargo da Comissão científica, levará em conta o resultado da avaliação, ponderando o número adequado de apresentações, considerando o tempo e ambiente disponíveis na agenda do CI3SP.

O resultado da seleção final dos trabalhos será enviado, pela coordenação da comissão científica, para o e-mail (cadastrado na plataforma EasyChair) dos autores, na data que consta do quadro “Datas importantes” deste documento. 

Os autores com trabalhos aprovados deverão atentar para as orientações que acompanharão  à comunicação da aprovação dos trabalhos, quanto às inscrições e, também, para a data final para envio do documento final, com as eventuais alterações sugeridas pelos avaliadores dos trabalhos aprovados e a inclusão no nome e dados dos na plataforma EasyChair.


PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS E ANAIS ELETRÔNICOS

A Comissão Científica indicará os melhores trabalhos avaliados e apresentados no CI3SP para compor fast track em revistas acadêmicas, científicas e ou tecnológicas, sendo que todos os trabalhos aprovados, serão publicados nos anais eletrônicos do evento.

Atenção as seguintes observações:

  • Sob pena de não classificação, o artigo deverá ser enviado juntamente com a carta de cessão de direitos autorais devidamente assinada (modelo anexo a este documento). 
  • A inclusão dos trabalhos aprovados na programação e nos anais eletrônicos do Congresso, está condicionada à inscrição do(a) autor(a) no Congresso, até a data que consta no quadro “Datas importantes”.
  • A inscrição é individual – por autor(a) – e não por trabalho. Caso mais de um(a) autor(a) esteja presente no Congresso, todos (as) deverão estar inscritos (as).


APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS APROVADOS

Ao submeter seu trabalho, os(as) autores(as) aceitam que este possa ser selecionado para ser apresentado no Congresso, em qualquer uma das modalidades. 

A decisão final quanto à forma das apresentações caberá à Comissão científica do congresso, e considera a quantidade de trabalhos aprovados e a disponibilidade de tempo. Não caberá recurso por parte dos(as) autores(as) em relação ao formato escolhido para suas apresentações. 

A grade de horários para apresentação oral será definida e divulgada junto com a programação final do CI3SP, até duas semanas antes da realização do evento.

Detalhes sobre apresentações serão oferecidas aos autores com trabalhos aprovados e, posteriormente, publicadas no site do evento.


DISPOSIÇÕES FINAIS

Os itens desta chamada poderão sofrer modificações e atualizações enquanto não consumada a realização do Congresso.  Todos as modificações e/ou atualizações serão publicadas website do Congresso Em caso de dúvida, os interessados ou autores devem enviar email para ci3sp.2021@contato.ufsc.br

Florianópolis (SC), 10 de maio de 2021.

Comissão CientíficaCONGRESSO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E INTEGRAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA – CI3SP